A Fifa anunciou nesta terça-feira, 22, as regras do sorteio da Copa do Mundo de 2022, que será realizado em 1º de abril, em Doha, no Catar. Segundo as regras da definição dos grupos, a seleção brasileira está garantida como uma das cabeças de chave. Isto porque, além do país-sede, ocupam este posto as outras sete primeiras colocadas do ranking da Fifa, que será atualizado no próximo dia 31 – atualmente, o Brasil é o vice-líder da classificação, logo atrás da Bélgica. Na terceira posição está a França, seguida por Argentina, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal fechando o top-8. Destas seleções, apenas a italiana e a portuguesa não estão classificadas para o Mundial, sendo que estão na mesma chave da repescagem das Eliminatórias europeia, o que faz com que apenas uma dispute o torneio deste ano.

De acordo com as normas do sorteio aprovadas pela Comissão Organizadora de Competições da Fifa, o Catar será o cabeça de chave A1 do torneio. Os países que ocupam da oitava até a 15ª posição entre os já classificados, ficarão no pote 2, da 16ª a 23ª no pote 3, e da 24ª até a 28ª no 4, junto com os vencedores das repescagens intercontinentais e um da europeia. A poucos dias para o sorteio, contudo, ainda falta a definição da data do duelo entre Escócia e Ucrânia, em que o ganhador decidirá a vaga na Copa com a seleção que avançar do jogo entre País de Gales e Áustria. A Fifa garantirá, na medida do possível, que nenhum grupo tenha mais de uma seleção da mesma confederação, com exceção da Europa, que conta com 13 representantes no Mundial.

seleção brasileira; coutinho

Seleção brasileira está garantida como um das cabeças de chave do Mundial do Catar

Cinco chaves da competição terão o número máximo de duas equipes nacionais do “Velho Continente”. As vagas reservadas aos vencedores das repescagens intercontinentais e também a última europeia, além disso, respeitarão o princípio geral de divisão por região. Nos duelos pelas últimas vagas na Copa, uma seleção da Ásia enfrentará a quinta colocada das Eliminatórias sul-americanas, enquanto um representante da Concacaf pegará o ganhador das Eliminatórias da Oceania. A Copa do Mundo do Catar será aberta dia 21 de novembro, com a decisão ocorrendo em 18 de dezembro. A Fifa, no entanto, ainda não divulgou a tabela definitiva, que será apresentada quando houver horário e estádio para cada jogo da fase de grupos.

*Com informações da EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.